Máquina do Som estreia em vídeo com entrevista de André Siqueira

André Siqueira (foto: Ranulfo Pedreiro)

André Siqueira (foto: Ranulfo Pedreiro)

Eis a primeira entrevista em vídeo da Máquina do Som.

E a estreia é com o pesquisador, professor, produtor, instrumentista e compositor André Siqueira.

 

André Siqueira está lançando uma campanha de financiamento coletivo para o lançamento de seu segundo CD autoral, Catamarã.

Confira o texto da campanha:

Catamarã trabalha com novas linguagens no universo da música brasileira, a partir de improvisações e de arranjos para sopros, cordas e percussão. O repertório se desenvolve flertando com as técnicas composicionais da música do século 20 e a cultura popular brasileira de matriz rural. Uma tentativa de releitura do modernismo da década de 1920, mas, também, uma busca de atualização da corrente nacionalista. O projeto busca, na utilização da cultura popular brasileira de matriz rural, deixar transparecer a vivacidade de nossa música.

A característica fundamental das suas composições é a fusão de timbres e linguagens, da música erudita contemporânea e da música popular. Seu primeiro CD, Lithos, apresenta um rico mosaico de timbres que foram tecidos a partir de pesquisas sobre materiais e técnicas da música do século 20, aplicadas aos gêneros da música brasileira. Esta fusão de timbres e estilos tem representado uma faceta importante da música instrumental feita no Brasil.

Estes conceitos (timbre, improvisação e abertura), são moldados como meio de concretizar através da música instrumental, idéias resultantes da pesquisa de mestrado de André Siqueira, na qual desenvolveu os conceitos acima expostos na obra do compositor Giacinto Scelsi. Com esta ação, pretende-se facilitar o acesso do público à música instrumental a partir de um conhecimento derivado de outras áreas que, tangenciando a performance, apontam para uma busca sonora na qual o cruzamento entre a arte contemporânea “erudita” e a cultura popular mostram-se próximas, interligadas e abertas a novos tipos de experimentações.

Para colaborar com a campanha, acesse o link do CD Catamarã no Kickante.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *