Homenagem a Carlos Gardel

José Luís Baldy e Osvaldo René (foto: Ranulfo Pedreiro)

 

O pesquisador e produtor cultural José Luís da Silveira Baldy recebe o cantor e violonista Osvaldo René no projeto Quartas Musicais, em Londrina, para fazer uma homenagem a Carlos Gardel.

A apresentação, que contou a história de Gardel e uma refinada seleção de canções, foi realizada no dia 7 de junho de 2018, e foi gravada pelo jornalista Ranulfo Pedreiro.

Baldy é autor, ao lado de Mario Ulises Labella, do livro “Cem letras de tangos, canções, valsas e milongas gravados por Carlos Gardel traduzidas para a Língua Portuguesa”, lançado em 2017 com edição independente.

Mario Ulises Labella nasceu no Uruguai e viveu em Londrina, onde produziu e apresentou o programa Tangomania na UEL FM. Infelizmente, Labella faleceu em 2015.

Baldy é produtor e apresentador do programa Passado a Limpo, dedicado a grandes intérpretes e compositores da música brasileira, que vai ao ar às quartas (22h) e domingos (19h) também pela UEL FM.

Durante 12 anos, Labella e Baldy realizaram encontros semanais para conversar, discutir e ouvir música. Amigos, trocavam impressões sobre os mais diferentes assuntos.

E traduziam letras de tango.

Foram anos de trabalho que incluíram estudos profundos sobre o tango e sua linguagem, uma mistura de espanhol, lunfardo (dialeto da periferia de Buenos Aires e Montevidéu) e italiano.

Ambos traduziram centenas de letras.

O primeiro livro foi dedicado a músicas interpretadas por Gardel, mas há muitas outras letras traduzidas guardadas – e que podem render novas publicações.

“O tango não é só melodrama. Isso tem que ser desmistificado. O tango fala sobre todos os aspectos do drama humano”, ressalta o Baldy.

 

Comentários: José Luís da Silveira Baldy.

Voz e violão: Osvaldo René.

Imagens e edição: Ranulfo Pedreiro.

Gravado em 7 de junho de 2018 no auditório do Sesi/AML, em Londrina.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *